Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA CRISTINA DIAS DE MELLO SAMPAIO

DISCENTE : BARBARA CRISTINA DIAS DE MELLO SAMPAIO
DATA : 11/07/2023
LOCAL: videoconferência

Práticas educativas para a promoção da equidade e gênero em espaços não - formais da EPT: demandas e desafios a partir da escuta de mulheres trabalhadoras de um Coletivo de Artesãs da região metropolitana de Porto Alegre

Mulheres, educação e trabalho. Equidade de gênero e educação profissional. Práticas de ensino e espaços não formais de EPT.

Este projeto de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), será desenvolvido na área de concentração Ensino - Educação Profissional e Tecnológica – EPT, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 2 – Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. O estudo tem como foco as ações desenvolvidas por um Coletivo de Mulheres, o qual foi criado a partir da articulação de mulheres trabalhadoras egressas de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecido pelo IFRS – campus Viamão, no período de 2014 a 2015. Tal espaço não escolar atua na difusão de iniciativas voltadas à inclusão de mulheres no mundo do trabalho e a continuidade de seus processos de escolarização, constituindo num espaço em que mulheres artesãs inspiram buscam inspirar umas às outras e juntas promovem ações voltadas à promoção da sustentabilidade, economia solidária e acolhimento. Diante disso, o foco deste estudo é compreender as potencialidades e dificuldades enfrentadas por tais mulheres a partir da escuta das mesmas, produzindo subsídios teóricos e metodológicos para o aprimoramento das práticas de ensino no âmbito da EPT. Em termos metodológicos, o estudo será de caráter qualitativo e incluirá a pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa participante. Esta última será realizada mediante a escuta de mulheres que integram o Coletivo desde a sua criação até os dias atuais e, para tanto, serão utilizados como instrumentos a realização de entrevista e aplicação de questionário estruturado. Na sequência, os dados produzidos serão sistematizados em categorias tomando como referência os estudos realizados por Bardin (2016), cujas análises subsidiarão a elaboração de propostas de (05) oficinas temáticas a serem desenvolvidas em parceria com o Coletivo de Mulheres. Os resultados produzidos serão sistematizados mediante a elaboração de um produto educacional no formato de um e-book, cujo foco será inspirar outras iniciativas em outros contextos não escolares visando contribuir para a promoção da equidade de gênero no contexto da EPT.

Externa à Instituição - DANIELA MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES - IFSUL
Presidente - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES