Banca de DEFESA: LEDA MARIA PEREIRA DA SILVEIRA

DISCENTE : LEDA MARIA PEREIRA DA SILVEIRA
DATA : 09/08/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/andreia-modrzejewski-zucolotto

PREVENÇÃO À EVASÃO ESCOLAR NOS CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFRS - CAMPUS VIAMÃO/RS

Prevenção da Evasão. Educação Profissional e Tecnológica. Curso Técnico Subsequente. Permanência e Êxito. Instituto Federal.

A presente dissertação descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre. A investigação teve como objetivo geral investigar os motivos da evasão dos cursos subsequentes em Educação Profissional Tecnológica (EPT) do Campus Viamão/RS do IFRS e construir alternativas para minimizá-la na instituição, considerando as ações dos servidores. Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a coleta de dados foram aplicados questionários online aos alunos evadidos participantes da pesquisa e entrevistas semiestruturadas com os coordenadores de cursos e técnicos administrativos em educação (TAE). A análise dos dados levantados permitiu conhecer os motivos que levaram os alunos participantes à evasão e as narrativas acerca do problema sob a perspectiva dos servidores. Dentre os motivos identificados junto aos alunos destacam-se a falta de tempo para estudar, a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, a dificuldade financeira e a dificuldade de transporte. As entrevistas com servidores e a análise textual discursiva revelaram as categorias: com relação a divulgação do curso, perfil do egresso, repensar o curso, estratégias de acolhimentos e políticas públicas. Subsidiam a pesquisa um breve histórico da EPT no Brasil; revisão conceituais da Educação Profissional e Tecnológica; evasão: conceitos e o contexto da Educação Profissional (EP); permanecer no curso e ter êxito ou evadir; acolhimento institucional e achados sobre evasão escolar na EPT. Os resultados obtidos na primeira etapa da investigação, após analisados à luz do arcabouço teórico, subsidiaram a elaboração de um produto educacional (PE), o qual foi construído para definir estratégias que contribuam para minimização da evasão no ensino de EPT subsequente ao ensino médio. Na etapa final da pesquisa, o produto educacional foi aplicado de modo experimental e avaliado no processo por questionário online, sendo os resultados promissores, em que os participantes gostaram e avaliaram positivamente o PE.

Presidente - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT