Banca de DEFESA: ERLIANDRO FELIX SILVA

DISCENTE : ERLIANDRO FELIX SILVA
DATA : 31/10/2023
LOCAL: IFRS - Campus POA

ABREVIANDO BARREIRAS COMUNICACIONAIS: O ACESSO AO CONHECIMENTO POR MEIO DE UM GLOSSÁRIO EM LIBRAS-PORTUGUÊS DE TERMOS MARXISTAS

Libras. Marxismo. Glossário. Educação Profissional e Tecnológica.

A proposta deste trabalho parte de um desafio encontrado por este pesquisador, em sua inserção no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), uma vez que, ao realizar a disciplina Bases Conceituais da EPT, foi percebida pouca sistematização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na interpretação dos conceitos fundamentais, trabalhados na disciplina, para o seu entendimento. Essa disciplina tem como principal objetivo articular educação, trabalho e formação humana, constituindo-se como um pilar fundamental para o curso de Educação Profissional e Tecnológica. Contudo, com base na interpretação a nós oferecida, percebemos que a falta de uma sistematização de sinais-termo, de orientação marxista, dificultou o trabalho dos Tradutores e Intérpretes Educacionais. Este fato desvelou, inclusive, a inexistência de sinais criados para corresponder a determinados conceitos trabalhados na disciplina. Tendo em vista esta dificuldade e a inexistência de um material semelhante, propomos a criação de um glossário de sinais-termo de conceitos baseados na teoria marxista. Esse conteúdo é trabalhado em disciplinas do Ensino Médio do IFRS. O problema de pesquisa questiona como a criação de um glossário de sinais-termo em Libras-português pode auxiliar para uma maior sistematização da Libras e para a valorização e respeito à comunidade surda? O objetivo geral desta pesquisa busca analisar termos marxistas mais recorrentes no processo de ensino e aprendizagem do ensino médio integrado à educação profissional com a finalidade de produzir um glossário de conceitos chaves em Libras-português. No que tange à metodologia, o processo dessa pesquisa se pauta no desenvolvimento de um estudo qualitativo que utiliza a pesquisa-ação e pesquisa participante para produzir e avaliar o glossário, tendo em vista a experiência e envolvimento de profissionais da área, buscando os principais termos, recorrentes em textos e vídeos trabalhados na disciplina, a fim de, com base nesta recorrência, gerarmos nosso corpus de trabalho. Esse processo realizou-se por meio de entrevistas com o levantamento dos termos nos quais mais surgem dúvidas, bem como, a avaliação do produto final. Visamos o debate acerca da pertinência da inclusão dos termos levantados em uma proposta de glossário, considerando as contribuições desses diversos atores. Após a realização das entrevistas, partimos para a criação e, posterior, gravação em vídeo da tradução/interpretação em sinais, tendo como base as contribuições dos participantes indicados. O resultado deste material foi debatido com a comunidade surda e demais integrantes de um processo educativo, na teoria marxista (professores, intérpretes e alunos do ProfEPT), por meio de nova entrevista. Nossos resultados direcionaram-se à criação de um produto educacional, em forma de glossário, disponível gratuitamente, na plataforma Youtube, que apresenta aos usuários os termos, explicações sobre os conceitos e sinalização para a Libras. Com base na criação deste produto, estabelecemos reflexões acerca da importância da presença de glossários para a formação continuada de Tradutores e Intérpretes Educacionais de Libras, bem como, para a inclusão social do aluno surdo.

Presidente - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interno - 1735156 - JOSIMAR DE APARECIDO VIEIRA