O PAPEL DA TRAJETÓRIA DA EXTENSÃO DO CAMPUS VIAMÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL NA CONSTITUIÇÃO DA HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO
História da Educação Profissional e Tecnológica. Extensão. História das Instituições de Educação. Memória. História Oral.
A presente proposta de pesquisa tem como objetivo compreender o papel da extensão no âmbito da história do Campus Viamão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tal, realizamos um embasamento teórico sobre as categorias: História da Educação Profissional e Tecnológica, Extensão, História das instituições educacionais, Memória, Identidade e História oral. Trata-se de uma pesquisa que terá abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos, utilizaremos a pesquisa documental e a história oral. A pesquisa terá duas etapas metodológicas: primeiro serão realizadas a identificação e as análises dos documentos e fontes orais e escritas, e após, será realizada a elaboração do produto. Para dar início a pesquisa faremos um levantamento de todos os projetos de Extensão realizados no Campus Viamão do IFRS desde a sua implantação. Após, faremos uma análise para identificar aqueles considerados mais relevantes, tendo em vista o número de beneficiários da comunidade interna e externa, os resultados de maior impacto na comunidade de abrangência, impacto na formação dos estudantes, acordos e parcerias firmados, horas de trabalho dos servidores dedicados às atividades de extensão, responsabilidade social ou ambiental e recursos financeiros aplicados nos projetos. Serão realizadas entrevistas com coordenadores dos projetos, bolsistas e comunidade atendida, dos projetos selecionados. A última etapa será de produção e avaliação do produto educacional. A base teórica que será utilizada na pesquisa – e por consequência no produto – é bastante diversa, abrangendo, em especial, a História das instituições educacionais, memória e identidade, com: Amado (1995), Candau (2021), Ciavatta (2005, 2007), Le Goff (2013), Magalhães (1999, 2004, 2010), Pollak (1992) e Saviani (2005). As bases teóricas da Educação Profissional e Tecnológica, Institutos Federais e a Extensão também serão empregadas no trabalho, com: Ciavatta (2005, 2012), Moura (2008), Pacheco (2011), Ramos (2008), Saviani (2007), Serrano (2013), Severino (2016). Para a História oral nos apoiaremos em: Alberti (2013), Ciavatta (2007 e 2009), Ferreira e Amado (2006) e Magalhães (2004).