SALA DE AULA INVERTIDA: uma metodologia ativa e sua aplicabilidade na EPT através de recursos digitais
educação profissional e tecnológica, ensino remoto; práticas pedagógicas; metodologias ativas.
O Brasil e o mundo tiveram sua rotina modificada drasticamente pelo avanço da pandemia da COVID-19 Para a educação, a realidade da pandemia significou uma reinvenção emergencial dos métodos de ensino e a prática por meio das tecnologias da informação e comunicação. Diante disso, a presente dissertação da pesquisa, intitulada: “Aprendizagens oriundas do ensino remoto: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas da Educação Profissional e Tecnológica ” tem por objetivo dialogar sobre os desafios enfrentados no processo educacional durante o Ensino Remoto causado pela pandemia COVID-19, em um contexto histórico jamais vivido nos últimos anos, onde os recursos tecnológicos foram essenciais para mediar o processo de ensino-aprendizagem, dadas as exigências de distanciamento social. O estudo busca refletir sobre as adversidades encontradas nesse novo modelo de educação gerado pela necessidade de reorganizar a prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica, e a influência e os reflexos deixados pelo ensino remoto na pós-pandemia. Como aportes teóricos serão aprofundados os seguintes temas: Histórico da Educação Profissional e Tecnológica – EPT; Ensino Remoto Emergencial; Formação e Prática Docente e Metodologias Ativas. Trata-se de uma pesquisa com uma abordagem qualitativa de natureza aplicada. Quanto aos objetivos da pesquisa, a mesma se caracteriza como sendo exploratória. Como estratégia metodológica adotou-se a pesquisa bibliográfica através da revisão sistemática documental. Para a pesquisa foi utilizado o procedimento metodológico da revisão bibliográfica com abordagem qualitativa de natureza aplicada, em que obras da literatura especializada e artigos científicos foram consultados