Banca de DEFESA: DANIEL OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 22/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: IFRS Campus POA - Defesa online (pela RNP)
TÍTULO:

PROCESSO SELETIVO DO IFRS E A SUA ACESSIBILIDADE PARA CANDIDATOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Acessibilidade em Libras; Processo Seletivo; Educação Profissional e Tecnológica; Surdos; IFRS.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

Esse documento trata-se de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e tem como objetivo ampliar e incentivar a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos nos Processos Seletivos (PS) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é baixa a porcentagem de pessoas com deficiência auditiva no âmbito educacional. E conforme o Decreto 5.626 de 2005, é garantido aos surdos o acesso à educação. Esse Decreto é de suma importância para as pessoas surdas, pois sua primeira língua é a Libras e a segunda, utilizada como escrita, é a Língua Portuguesa. Assim, por meio dessa pesquisa, o autor problematizará a acessibilidade para os candidatos surdos no Processo Seletivo do IFRS. Em 2014 foi iniciada a acessibilidade das provas por meio da videoprovas em Libras e, posteriormente, foram disponibilizados os editais em Libras. Esse tipo de acessibilidade continua ocorrendo até os dias de hoje, mas isso não é implementado em todos os cursos, a exemplo da pós-graduação. Também foi observado que nos últimos sete anos a quantidade de candidatos surdos inscritos foi baixa. Esse fato preocupa, pois, o IFRS é uma instituição federal de ensino pública e gratuita, e por isso, deveria ser modelo em acessibilidade em língua de sinais, para assim influenciar outras instituições, dado que a Libras é a prioridade para as pessoas surdas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar quais as estratégias que têm sido adotadas para a promoção da acessibilidade no processo seletivo do IFRS, incluindo a análise das políticas institucionais e o mapeamento de demandas apontadas por candidatos/as surdos/as, visando a produção de subsídios teóricos e metodológicos para a ampliação e/ou aprimoramento de tais práticas inclusivas no contexto da EPT. O problema que esta pesquisa pretende responder é: Como melhorar a acessibilidade em Libras nos Processos Seletivos do IFRS? No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados é uma pesquisa survey. Após a coleta e a análise sobre os dados, foi criado um produto educacional em formato de “mídia educacional”, com o objetivo de gerar uma melhoria da acessibilidade dos processos seletivos do IFRS. Assim, essa dissertação e o produto educacional apontam melhorias no PS do IFRS, trazendo as ponderações sobre o direito das pessoas surdas como língua de sinais, incluído o mundo do trabalho e a EPT. Defende-se que a acessibilidade em Libras amplia a autonomia e a independência das pessoas surdas, propiciando uma educação pela igualdade à todas as pessoas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interna - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Externa à Instituição - CARLA BEATRIS VALENTINI - UCS
Notícia cadastrada em: 21/03/2024 10:07
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