MEMÓRIAS DAS AÇÕES DESTINADAS AO ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES INDÍGENAS DESENVOLVIDAS PELO IFRS
Memórias de apoio a estudantes indígenas. Acesso, permanência e êxito escolar. Educação
Profissional e Tecnológica. NEABI/IFRS.
A temática do presente projeto se refere às memórias das ações destinadas ao acesso,
permanência e êxito de estudantes indígenas desenvolvidas pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio de política
específica, especialmente das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
(NEABI) desse Instituto. Este projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFRS/Campus
Porto Alegre, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em
Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 4: História e Memórias no contexto
da EPT. Tem como objeto de investigação as ações institucionais voltadas ao acesso,
permanência e êxito de estudantes indígenas e traz, como objetivo geral, recuperar as
memórias das ações destinadas a tais propósitos desenvolvidas pelo – IFRS, levando-se em
consideração o cenário institucional pré-existente às mesmas. Com base nos resultados
obtidos, pretende-se desenvolver um produto educacional de valorização das ações
institucionais destinadas à consecução das finalidades previstas pela política do IFRS. Para
tanto é que se justifica evocar as memórias das ações institucionais e sua efetividade para uma
educação inclusiva de estudantes indígenas. Os dados serão buscados, principalmente, junto
ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS. Em termos
metodológicos, esta pesquisa é de caráter aplicado, com abordagem qualitativa e finalidade
exploratória. Os procedimentos a serem realizados envolvem a análise documental, em
especial dos pertinentes à legislação educacional vigente e dos instrumentos normativos
institucionais relacionados às políticas de inclusão, permanência e êxito. Nesse sentido, serão
analisados os fluxos político-administrativos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e
Indígenas (NEABI). Adicionalmente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os
diferentes segmentos envolvidos com essa política, tais como servidores responsáveis pela
assistência estudantil, coordenadoria de registros acadêmicos e membros do NEABI. Com os
dados da pesquisa coletados, almeja-se desenvolver um produto educacional que terá como
principal finalidade contribuir para o acesso, a permanência e o êxito de alunos indígenas. O
produto educacional gerado pela pesquisa será um instrumento de gestão educacional e de
apoio à ação de todos os que, na instituição, trabalham pela inclusão educacional exitosa,
contribuindo para o alcance dos objetivos educacionais da instituição.