Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANO SOUTO MOREIRA DA SILVA STUMPF

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANO SOUTO MOREIRA DA SILVA STUMPF
DATA : 29/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/maria-cristina-caminha-de-castilhos-franca
TÍTULO:

Educação digital e emancipação humana: indagações ao projeto Decola da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Decola; Educação Profissional e Tecnológica; Educação Digital; Educação Emancipatória; Espaços não Formais de Educação.


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A investigação de que trata o presente projeto tem como objeto de análise a prática pedagógica desenvolvida no âmbito do Projeto Decola com vistas à Educação Digital. Esse projeto é uma ação social desenvolvida pela ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, voltada ao público de 14 a 18 anos de idade. De acordo com as informações divulgadas no site eletrônico da instituição, a finalidade desse projeto é promover a autonomia e o protagonismo desses jovens por intermédio da inclusão no mundo do trabalho, fortalecendo sua autoestima e cidadania. Para tanto, atua em três frentes principais: a educação digital, a preparação para a entrada no mercado de trabalho e a retomada do interesse pelos estudos. Tudo isso tem como pano de fundo a área periférica da comunidade Morro da Cruz, que fica na zona leste da cidade de Porto Alegre (RS). As ações que envolvem o projeto se desenvolvem em um espaço não formal de educação e estão divididas em seis disciplinas: Organização financeira e de rotina, Valorização à vida, Futuração, Desenvolvimento emocional, Inglês e Informática. A investigação aqui proposta se voltará especificamente à prática pedagógica na disciplina Informática. O problema que a guia diz respeito à necessidade de saber se a educação digital desenvolvida se pauta no desenvolvimento da autonomia na perspectiva da emancipação humana. A metodologia a ser utilizada compreende as seguintes etapas: a análise documental do material encontrado nas dependências da ONG Coletivo Autônomo Morro da Cruz, e a realização de entrevistas semiestruturadas com os integrantes que participam direta ou indiretamente do desenvolvimento da disciplina Informática, educadores e educandos, bem como egressos do curso. Os conceitos teóricos norteadores são: educação digital, trabalho, educação emancipatória e espaços não formais de educação. Por fim, quanto à confecção de um produto educacional, a perspectiva é a de desenvolver um material educativo que venha a contribuir para a continuação e o fortalecimento da educação digital no projeto Decola, por meio da base teórica que fundamenta a EPT. Os dados apreendidos serão analisados com base nas categorias teóricas fundamentais que dão sustentação ao estudo qualitativo que está em curso.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1796654 - MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANCA
Interna - 176.818.206-04 - LUCILIA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Interna - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Externo à Instituição - CHARLES MOREIRA CUNHA - UFMG
Externo à Instituição - ADÃO CARON CAMBRAIA - IFFAR
Notícia cadastrada em: 19/08/2024 19:01
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