Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE ARAÚJO DIAS LOPES

DISCENTE : SOLANGE ARAÚJO DIAS LOPES
DATA : 14/06/2022
LOCAL: IFRS - Campus Porto Alegre (webconferência)

O SER HUMANO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL DE ESTUDANTES DE PRIMEIRO ANO NO IFSUL CAMPUS CAMAQUÃ

Juventudes. Formação humana integral. Ensino médio integrado. Processo de acompanhamento.

Este projeto tem como objetivo investigar a necessidade, possibilidades e potencialidades de um processo de acompanhamento analisando as dificuldades, anseios e expectativas que os estudantes de primeiro ano se deparam ao entrar no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Camaquã. Neste sentido, serão ouvidos os estudantes ingressantes no primeiro ano, dos três cursos integrados, a saber Técnico em Controle Ambiental (TCA),Técnico em Automação Industrial (TAI) e Técnico em Informática (TINF), professores que ministram aulas para estes estudantes, Equipe de Apoio ao Ensino, vinculado ao Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e os pais e/ou responsáveis destes estudantes. Serão utilizados como instrumentos de coleta de dados questionários diagnósticos com perguntas abertas e fechadas (múltipla escolha), entrevistas semiestruturadas e encontros utilizando o método do Círculo de Cultura, onde serão analisadas suas opiniões, impressões e percepções em relação ao objetivo desta pesquisa. Desenvolvida numa perspectiva qualitativa, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória, a análise dos dados será baseada na análise textual discursiva e tendo a princípio as seguintes categorias de análise: formação humana integral, ser jovem e ser aluno no ensino médio integrado e processo de acolhimento e acompanhamento. Neste contexto, a proposta é a criação de um produto educacional que servirá de base para posteriores acompanhamentos e desenvolvimento de procedimentos que favoreçam a permanência de estudantes ingressantes.

Presidente - 1345226 - MICHELLE CAMARA PIZZATO
Externo ao Programa - 3086192 - LUCIANE TOREZAN VIEGAS
Externo à Instituição - MARTA HELENA BLANK TESSMANN - IFSUL
Notícia cadastrada em: 24/05/2022 20:35