Banca de DEFESA: IVAN JOSE SUSZEK

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IVAN JOSE SUSZEK
DATA : 14/04/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-cristina-caminha-de- castilhos-franca
TÍTULO:

ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS SEGURADOS DO PROGRAMA
DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS EM CURSOS TÉCNICOS DO IFRS
CAMPUS ERECHIM



PALAVRAS-CHAVES:

Educação profissional e tecnológica; acesso, permanência e êxito; Programa de Reabilitação Profissional do INSS; IFRS Campus Erechim.


PÁGINAS: 118
RESUMO:

RESUMO
A Educação Profissional e Tecnológica teve um grande avanço a partir da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no ano de 2008. Ainda há, no entanto, muito a estudar-se para melhorar os processos de acesso, permanência e êxito dos estudantes que incorporam o dia a dia destas instituições. Esta pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória com relação aos objetivos. Os procedimentos foram ao encontro de uma pesquisa interpretativa e contam com a complementaridade de dados quantitativos disponíveis na Plataforma Nilo Peçanha e na Coordenação de Registros Acadêmicos do IFRS Campus Erechim. Nesse sentido, o objeto de estudo tratou sobre acesso, permanência e êxito dos discentes que ingressam via processo seletivo regular e estão vinculados ao programa de reabilitação profissional demandado pelo INSS. Estes estudantes buscam os cursos técnicos subsequentes de nível médio do IFRS Campus Erechim, sob direcionamento do próprio INSS. Deste modo, buscou-se saber sobre o desempenho e quais as causas e possíveis efeitos que levam à retenção e/ou evasão dos referidos discentes. Este estudo foi desenvolvido com um olhar sobre esse trabalhador incapacitado para a atividade anterior e suas condições e aspectos específicos, tendo em vista que a readaptação profissional visa à reinserção no mercado de trabalho. Assim, buscou-se estabelecer estratégias organizacionais para acesso, permanência e êxito destes discentes, possibilitando, também, que, neste programa de reabilitação, aliado à educação profissional, haja a possibilidade de um olhar diferente sob os aspectos do mundo do trabalho. Nesta direção, reafirma-se a missão institucional de proporcionar uma formação integral com vistas a uma emancipação humana, apoiada nos princípios da ciência, cultura, tecnologia e trabalho que são elementos basilares da linha de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT, vinculada ao Mestrado Profissional e Tecnológico (ProfEPT). Este trabalho visou, ainda, à aplicabilidade dos conhecimentos gerados por meio do desenvolvimento de um produto educacional que mostra alternativas institucionais para melhor atender aos discentes em reabilitação profissional do INSS, com o intuito do acesso, permanência e êxito nos cursos técnicos subsequentes do referido Instituto. Como resultado da pesquisa, destaca-se a falta de comunicação entre os entes federativos, resultando na precária identificação dos segurados do INSS, dificultando, assim, a utilização de estratégias institucionais, principalmente por meio da assistência estudantil e do NAPNE. Nesse sentido, foi possível, mediante a pesquisa, relacionar causas e efeitos e estabelecer estratégias para minimizar as dificuldades enfrentadas, com a finalidade de proporcionar a emancipação do segurado estudante.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2384035 - IVAN CARLOS BAGNARA - nullInterna - ***.818.206-** - LUCILIA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Presidente - 1796654 - MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANCA
Externo à Instituição - RONY CLAUDIO DE OLIVEIRA FREITAS
Notícia cadastrada em: 28/03/2023 21:19
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