Banca de QUALIFICAÇÃO: MARGARIDA PRESTES DE SOUZA

DISCENTE : MARGARIDA PRESTES DE SOUZA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: IFRS - campus Porto Alegre - https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/clarice-monteiro-escott

AUTOAVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, INCLUSIVAS E DIVERSIDADE DO IFRS: O CASO DO CAMPUS BENTO GONÇALVES

Ações Afirmativas; Inclusão e Diversidade; Instituto Federal; Educação Profissional e Tecnológica.

Este projeto de pesquisa se propõe a investigar as possibilidades de autoavaliação da Política de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. O Campus Bento Gonçalves é o escolhido para a realização da pesquisa de cunho qualitativo, aplicado e exploratório, por se tratar do campus que foi proponente quando da criação dos Institutos Federais e por ter os núcleos de Ações Afirmativas implementados e consolidados. Considera-se, para este recorte de pesquisa, os últimos oito anos, desde a aprovação da Política de Ações Afirmativas conforme a Resolução Consup Nº 022, de 25 de fevereiro de 2014. O público-alvo da pesquisa são os coordenadores dos núcleos de ações afirmativas, por serem os servidores que melhor conhecem a temática: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi)  e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs),  No segmento discente são três estudantes do Ensino Médio Integrado, beneficiados de alguma forma, pela Política de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade (PAAF). Também serão entrevistados dois docentes do Ensino Médio Integrado que têm interação com discentes atendidos pela PAAF e dois técnicos administrativos que desempenham suas funções em setores que estão envolvidos diretamente com a política, no Campus Bento Gonçalves do IFRS. A pesquisa, de cunho qualitativo e exploratório, tem como temática a autoavaliação da Política de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidade do IFRS: o caso do Campus Bento Gonçalves. A PAAF (IFRS) completa neste ano de 2023, nove anos de sua implantação e carece de uma autoavaliação para verificar se os objetivos inicialmente propostos têm sido alcançados. Um estudo bibliográfico e documental embasará a pesquisa. Posteriormente, será desenvolvida uma entrevista semiestruturada, com intuito de coletar as percepções dos atores participantes, acerca das ações desenvolvidas na implementação da Política. Após a análise dos dados e demais etapas da pesquisa espera-se obter subsídios suficientes para elaborar um Produto Educacional, que contribua para o processo de autoavaliação da PAAF. Calcula-se que o Produto Educacional criado e aprovado, seja incorporado ao Programa de Autoavaliação Institucional, coordenado pela Comissão Própria de autoavaliação. A expectativa é que esta ação permitirá que todos os segmentos avaliem a PAAF, consolidando o IFRS como instituição inclusiva, que prima por uma educação integral, na perspectiva da emancipação humana, articulando trabalho, educação, ciência, cultura e tecnologia.

Presidente - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Interna - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA