Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL OLIVEIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIEL OLIVEIRA DA SILVA
DATA : 30/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: IFRS - Campus POA -
TÍTULO:

PROCESSO SELETIVO DO IFRS E A SUA ACESSIBILIDADE PARA CANDIDATOS SURDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-Chave: Acessibilidade; Libras; Processo Seletivo; Surdos; IFRS.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

Esse documento trata-se de um projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e tem como objetivo ampliar e incentivar a acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos nos Processos Seletivos (PS) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul IFRS. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é baixa a porcentagem de pessoas com deficiência auditiva no âmbito educacional. E conforme o Decreto 5.626 de 2005 é garantido aos surdos o acesso à educação. Esse Decreto é de suma importância para as pessoas surdas, pois sua primeira língua é a Libras e a segunda, utilizada como escrita, é a Língua Portuguesa. Assim, por meio dessa pesquisa, o autor irá problematizar a acessibilidade para candidatos surdos no Processo Seletivo do IFRS. Em 2014 foi iniciada a acessibilidade das provas por meio da videoprova em Libras e, posteriormente, foram disponibilizados os editais em Libras. Esse tipo de acessibilidade continua ocorrendo até os dias de hoje, mas isso não é implementado em todos os cursos, a exemplo da pós-graduação. Também foi observado que nos últimos sete anos a quantidade de candidatos surdos inscritos foi baixa. Esse fato preocupa, pois o IFRS é uma instituição federal de ensino pública e gratuita, e por isso deveria ser modelo em acessibilidade em língua de sinais, para assim influenciar outras instituições, dado que a Libras é a prioridade para as pessoas surdas. Considerando o que foi apresentado, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como se dá o ingresso do estudante surdo no Processo Seletivo do IFRS e os motivos pelos quais alguns candidatos surdos não são aprovados, propondo melhorias na acessibilidade em Libras. O problema que esta pesquisa pretende responder é: Como melhorar a acessibilidade em Libras nos Processos Seletivos do IFRS? No que tange à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, de natureza aplicada. Quanto aos objetivos é uma pesquisa exploratória e estudo de caso. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados é uma pesquisa survey. Essa pesquisa visa identificar as causas do baixo número de inscritos surdos nos Processos Seletivos e assim propor uma melhora na acessibilidade do processo, para que haja um aumento nos candidatos surdos como também qualidade do Ensino. Após a coleta e análise sobre os dados será criado um produto educacional em formato de “mídia educacional” com o objetivo de gerar uma melhoria da acessibilidade dos processos seletivos do IFRS. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1102836 - ANDREA POLETTO SONZA
Interna - 1902674 - LILIANE MADRUGA PRESTES
Externa à Instituição - CARLA BEATRIS VALENTINI - UCS
Notícia cadastrada em: 21/06/2023 18:50
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