Banca de QUALIFICAÇÃO: GIANE SILVA SANTOS

DISCENTE : GIANE SILVA SANTOS
DATA : 27/06/2023
LOCAL: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

ESCOLARIZAÇÃO NA MATURIDADE: CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM PANIFICAÇÃO TRANSFORMANDO VIDAS

Educação Profissional. Egresso. Maturidade. Curso Técnico Subsequente. Qualidade de vida.

A presente pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica – ProfEPT, está vinculada à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. O estudo objetiva evidenciar em que medida a formação profissional técnica contribuiu para a vida de egressos, na maturidade (pessoas com 50 anos+) do curso técnico em Panificação, subsequente ao ensino médio, ofertado no campus Osório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O recorte temporal será do período entre 2015 e 2021. Este empreendimento analítico terá abordagem qualitativa e exploratória e como instrumento principal para a produção de dados será utilizado a entrevista semiestruturada com roteiro único para os participantes.
Para a análise dos dados produzidos, far-se-á o uso das técnicas de análise de conteúdo de Bardin (2011). Essas entrevistas serão audiogravadas e transcritas pela pesquisadora. Na sequência, será desenvolvido um produto educacional elaborado com orientações advindas das metodologias e aportes teóricos que sustentam e dialogam com a problematização e objetivos da pesquisa, com vistas à socialização das vivências desses egressos com a comunidade.

Presidente - 2579927 - SERGIO WESNER VIANA
Externa à Instituição - MARIA CRISTINA SCHEFER
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 18:47
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m4-host.inst1