GESTÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: INCORPORAÇÃO DE BENS MÓVEIS DE PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
EPT; Patrimônio Público; Gestão Patrimonial; Bens Móveis; Organização dos espaços pedagógicos.
Este projeto de pesquisa está sendo desenvolvido no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica que pertence ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Está vinculado à linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e pertence ao Macroprojeto de Organização de espaços pedagógicos da EPT. Tem a finalidade de analisar a gestão patrimonial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), evidenciando ferramentas e formas de controle no que se refere à incorporação patrimonial de bens móveis de natureza permanentes na Instituição, provenientes de projetos de ensino, pesquisa e extensão envolvendo a EPT. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, do tipo descritiva, com dimensão exploratória, que será desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, acompanhada de um tratamento quantitativo. Para tanto, será utilizada análise de documentos, pesquisa bibliográfica e de campo envolvida por um estudo de caso, em que participarão os responsáveis pela gestão e controle dos referidos bens de cada Campi e da Reitoria do IFSul, perfazendo 14 sujeitos já que o Campus Gravataí não será envolvido pois a pesquisadora é a responsável pela Coordenadoria de Almoxarifado e Patrimônio. Também estarão envolvidos os Coordenadores de Ensino, Pesquisa e Extensão dos 14 Campi e da Reitoria. A recolha de dados será realizada por meio da aplicação de um questionário aos responsáveis pela gestão e controle de bens móveis e realização de entrevistas semiestruturadas com os Coordenadores de Ensino, Pesquisa e Extensão. Espera-se com esta investigação apontar a importância da gestão patrimonial dos bens móveis, considerando a legislação vigente, como parte integrante da gestão educacional. Por meio do controle e conservação desses bens, a comunidade acadêmica disporá de condições objetivas adequadas para o desenvolvimento da educação integral dos estudantes, contribuindo para o aperfeiçoamento da qualidade do ensino. Como conclusão, este projeto de pesquisa poderá colaborar com a formação acadêmica da pesquisadora, pois apontará subsídios para a produção da dissertação e do produto educacional que faz parte do curso que frequenta, assim como para o aprimoramento do controle dos bens móveis adquiridos por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para o alcance dos objetivos educacionais de instituições de ensino que oferece EPT