PRÁTICA EDUCATIVA SOBRE AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autorregulação da Aprendizagem. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado. Permanência e Êxito. Prática Educativa.
O presente projeto de pesquisa é vinculado ao Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), ofertado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Porto Alegre, desenvolvido junto à linha de pesquisa de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto de Propostas Metodológicas e Recursos Didáticos em Espaços Formais e Não Formais de Ensino em EPT. O tema da pesquisa sobre autorregulação da aprendizagem surge a partir da experiência profissional do pesquisador na EPT, como Técnico em Assuntos Educacionais, no Setor de Orientação Estudantil (OE), da Gestão de Ensino do IFRS Campus Restinga. O objetivo é investigar como a autorregulação da aprendizagem pode contribuir para a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo de estudo exploratório. A coleta de dados acontecerá por meio de análise documental. A análise dos dados qualitativos adotará como metodologia a Análise Textual Discursiva (ATD). A elaboração do Produto Educacional (PE) ocorrerá a partir da análise dos dados qualitativos obtidos mediante o procedimento técnico descrito. A avaliação do PE será feita com a aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas aos servidores da Gestão de Ensino do IFRS Campus Restinga. Espera-se contribuir para a permanência e êxito dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) dos Institutos Federais (IFs).