Banca de QUALIFICAÇÃO: ADEMAR KUMINIKI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADEMAR KUMINIKI
DATA : 27/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/maria-cristina-caminha-de-castilhos-franca
TÍTULO:

MEMÓRIAS DAS AÇÕES DESTINADAS AO ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO DE ESTUDANTES INDÍGENAS DESENVOLVIDAS PELO IFRS


PALAVRAS-CHAVES:

Memórias de apoio a estudantes indígenas. Acesso, permanência e êxito escolar. Educação
Profissional e Tecnológica. NEABI/IFRS.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

A temática do presente projeto se refere às memórias das ações destinadas ao acesso,
permanência e êxito de estudantes indígenas desenvolvidas pelo Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), por meio de política
específica, especialmente das ações do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas
(NEABI) desse Instituto. Este projeto está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), IFRS/Campus
Porto Alegre, na Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos em
Educação Profissional e Tecnológica (EPT), macroprojeto 4: História e Memórias no contexto
da EPT. Tem como objeto de investigação as ações institucionais voltadas ao acesso,
permanência e êxito de estudantes indígenas e traz, como objetivo geral, recuperar as
memórias das ações destinadas a tais propósitos desenvolvidas pelo – IFRS, levando-se em
consideração o cenário institucional pré-existente às mesmas. Com base nos resultados
obtidos, pretende-se desenvolver um produto educacional de valorização das ações
institucionais destinadas à consecução das finalidades previstas pela política do IFRS. Para
tanto é que se justifica evocar as memórias das ações institucionais e sua efetividade para uma
educação inclusiva de estudantes indígenas. Os dados serão buscados, principalmente, junto
ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRS. Em termos
metodológicos, esta pesquisa é de caráter aplicado, com abordagem qualitativa e finalidade
exploratória. Os procedimentos a serem realizados envolvem a análise documental, em
especial dos pertinentes à legislação educacional vigente e dos instrumentos normativos
institucionais relacionados às políticas de inclusão, permanência e êxito. Nesse sentido, serão
analisados os fluxos político-administrativos do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e
Indígenas (NEABI). Adicionalmente, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os
diferentes segmentos envolvidos com essa política, tais como servidores responsáveis pela
assistência estudantil, coordenadoria de registros acadêmicos e membros do NEABI. Com os
dados da pesquisa coletados, almeja-se desenvolver um produto educacional que terá como
principal finalidade contribuir para o acesso, a permanência e o êxito de alunos indígenas. O
produto educacional gerado pela pesquisa será um instrumento de gestão educacional e de
apoio à ação de todos os que, na instituição, trabalham pela inclusão educacional exitosa,
contribuindo para o alcance dos objetivos educacionais da instituição.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - REGINALDO LEANDRO PLACIDO
Externa à Instituição - ALBA CRISTINA COUTO DOS SANTOS SALATINO - IFRS
Interna - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Externo à Instituição - DARCI EMILIANO - IFRS
Externa à Instituição - LUCILIA REGINA DE SOUZA MACHADO - UFMG
Presidente - 1796654 - MARIA CRISTINA CAMINHA DE CASTILHOS FRANCA
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 20:09
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