Banca de DEFESA: JANAINA BARBOSA RAMOS

DISCENTE : JANAINA BARBOSA RAMOS
DATA : 08/07/2024
LOCAL: IFRS - campus Porto Alegre

PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PERMANÊNCIA E O ÊXITO ESCOLAR DOS DISCENTES BOLSISTAS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRS CAMPUS VIAMÃO

Permanência e Êxito Escolar. Ensino, Pesquisa e Extensão. Bolsistas. Educação Profissional e Tecnológica. Ensino Médio Integrado.

A presente dissertação descreve a pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre, vinculada à linha de pesquisa, Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e está articulada com o Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos da EPT. A investigação teve como objetivo geral analisar as contribuições dos projetos de ensino, pesquisa e extensão para a permanência e o êxito escolar dos discentes bolsistas do ensino médio integrado (EMI), desenvolvidos no Campus Viamão do IFRS, no período de 2018 a 2023 e desenvolver ações para contribuir com a instituição, considerando possibilidades para os estudantes participarem de projetos de ensino, pesquisa e extensão Trata-se de pesquisa orientada pela abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com o objetivo exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foram adotados a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Para a coleta de dados realizamos, também, entrevistas semiestruturadas com discentes bolsistas, coordenadores de projetos, coordenadora da coordenadoria da assistência estudantil (CAE) e com o coordenador da comissão de Acompanhamento de Ações de Permanência e Êxito dos Estudantes (CIAAPE). A análise dos dados levantados permitiu identificar os motivos que levam os estudantes a participarem dos editais de seleção para bolsistas de projetos e, também, as contribuições dessa participação para a permanência e o êxito escolar. Para a análise de dados com os sujeitos da pesquisa, foi aplicada a análise de conteúdo temática, por Bardin (1977), cujas categorias, relacionadas ao nosso referencial teórico, estavam previamente definidas: a Politecnia sendo uma categoria que abarca as subcategorias: Trabalho como Princípio Educativo, Pesquisa como Princípio Pedagógico; bem como a categoria Permanência e Êxito Escolar. Identificamos a partir das entrevistas com os discentes bolsistas entrevistados, as subcategorias que emergiram da análise, as quais se relacionam às categorias a priori. Assim, durante a realização das análises emergiram temas como: bolsa, sociabilidade, pertencimento, integração entre teoria e prática e vivência como bolsista. No referencial teórico abordamos a politecnia, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa como princípio pedagógico, o currículo integrado e a permanência e êxito escolar. A partir dos resultados obtidos nas etapas da investigação e após análise dos dados das entrevistas realizadas procedeu-se à elaboração do Produto Educacional (PE), um guia prático para os estudantes do Ensino Médio Integrado. Foi possível constatar a necessidade de divulgação e esclarecimento acerca do que são os projetos de ensino, pesquisa e extensão, editais de seleção de bolsista, sobre as bolsas, relatórios, Currículo Lattes, bem como sobre o que significa a experiência do estudante como bolsista no processo formativo. Na etapa final da pesquisa, o produto educacional foi aplicado de modo experimental e avaliado por formulário eletrônico, sendo considerado um instrumento importante para incentivar mais alunos a se envolverem em projetos e que pode contribuir com a permanência e o êxito dos estudantes.

Presidente - 1796649 - CLARICE MONTEIRO ESCOTT
Externa ao Programa - 1723204 - MAIRA BAE BALADAO VIEIRA