Banca de QUALIFICAÇÃO: ZAIRA DO NASCIMENTO VALE

DISCENTE : ZAIRA DO NASCIMENTO VALE
DATA : 16/12/2022
LOCAL: IFRS - Bento Gonçalves - Audios 2

Desmistificando a harmonização: experiência de vinhos das indicações geográficas do Rio Grande do Sul com a culinária nordestina

emparelhamento de alimentos e bebidas; gastronomia e vinho; Indicações geográficas

A enogastronomia é um campo da área da enologia em ascensão, promover a harmonização das culinárias brasileiras com vinhos nacionais é o próximo passo para disseminação da cultura do vinho pelo País. Neste contexto esse trabalho propõe a harmonização da culinária nordestina com os vinhos do Rio grande do Sul especificamente os vinhos das Indicações Geográficas valorizando assim produtos com certificação de origem que reconhecem o valor geográfico, cultural, e o potencial gustativo e aromático deste terroir. Foram selecionadas 4 Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul para essa pesquisa, a (DO) Denominação de origem Altos de Pinto Bandeira a (DO) Denominação de Origem Vale dos Vinhedos a (IP) Indicação de procedência da Campanha Gaúcha e a (IP) Indicação de Procedência de Farroupilha. O objetivo dessa pesquisa é desenvolver essa harmonização da cozinha nordestina com os vinhos das Indicações Geográficas do Rio Grande do Sul. Através de pesquisas bibliográficas foram selecionadas alguns estudos de emparelhamento de comida e bebidas como referência para a escolha da metodologia. A revisão sistemática também foi a base para a escolha dos pratos e a das cepas a serem harmonizadas.  Para a análise sensorial serão montados dois painéis sensoriais um no Rio Grande do Sul e outro no Nordeste onde os participantes irão por meio de análise sensorial em ambiente controlado degustar 8 pares de pratos com vinhos e através de questionário pré-elaborados e validados avaliar as degustações por meio da escala tipo Likert.  Para uma melhor experiência será simulado um jantar completo (entrada, prato principal e sobremesa). Os resultados serão avaliados pela Anova e testes de Tukey. Estudar, compreender e analisar as possíveis combinações entre a culinária nordestina e vinho do Rio Grande do Sul, poderá incentivar demais regiões brasileiras a fazerem suas próprias harmonizações com os vinhos gaúchos, trazendo um maior reconhecimento para a região, e agregando valor ao produto brasileiro.

Presidente - 1796017 - SHANA SABBADO FLORES
Externo à Instituição - JORGE TONIETTO - EMBRAPA