Banca de QUALIFICAÇÃO: LISIANE GALLINA

LOCAL: Audiovisuais 2 Campus Bento Gonçalves

ENOTURISMO E INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS: ANÁLISE E PROPOSIÇÃO DE
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NO VALE DOS VINHEDOS

Enoturismo, indicação geográfica, experiência, competitividade.

O presente projeto explora a interseção entre Indicações Geográficas (IGs) e enoturismo, destacando a relevância da proteção e promoção de produtos vitivinícolas certificados e das experiências turísticas relacionadas a eles. As IGs certificam produtos provenientes de determinadas regiões geográficas, garantindo sua qualidade, autenticidade e vínculo com as tradições culturais e o patrimônio local. No Brasil, a Denominação de Origem Vale dos Vinhedos (D.O.V.V.) é um exemplo de IG que certifica vinhos e espumantes produzidos em uma área específica, reconhecida por suas características únicas e qualidade superior. No entanto, uma das principais dificuldades enfrentadas pelas IGs é o baixo nível de conhecimento e valorização por parte do público, além do desafio de envolvimento ativo dos produtores no uso e promoção do selo de qualidade. O objetivo geral deste estudo é criar uma experiência enoturística para a DO Vale dos Vinhedos. Dessa forma, pretende investigar a relação entre as Indicações Geográficas e o enoturismo no Vale dos Vinhedos, com o intuito de desenvolver uma experiência enoturística que potencialize a valorização da IG e promova o conhecimento sobre os produtos certificados. A metodologia deste trabalho está estruturada em quatro etapas: 1) Revisão de literatura; 2) Coleta de dados; 3) Análise dos dados; 4) Elaboração dos produtos tecnológicos e artefatos. A revisão sistemática da literatura tem como objetivo identificar os principais conceitos e estudos sobre enoturismo e Igs, contribuindo com o desenvolvimento das demais ações do projeto. A coleta de dados tem o intuito de investigar a realidade das vinícolas em relação aos produtos com DO, bem como, levantar informações sobre recursos potenciais para uma experiência turística. Em um primeiro momento, a coleta envolve a realização de entrevistas com os 13 produtores do Vale dos Vinhedos que possuem a certificação D.O.V.V. Em paralelo, será realizada avaliação in loco para identificação de recursos e atrativos que podem ser explorados pelo enoturismo. A etapa seguinte consiste na análise dos dados, com técnicas diversas. No caso da revisão sistemática, serão utilizados o Bibliometrix e o Voyant Tools, extraindo as informações mais relevantes sobre os artigos selecionados. Para análise das entrevistas, será utilizado o Voyant Tools, permitindo a identificação de categorias relevantes para o estudo, como a valorização dos produtos certificados e os recursos e atrativos turísticos da região. A etapa final envolve a elaboração dos produtos tecnológicos e artefato, sendo que, nesse caso, será utilizada a metodologia MESO (Metodologia de Experiências de Significado Organizado) para desenho estratégico da experiência enoturística, com foco na integração das vinícolas certificadas e na promoção da IG. O artefato a ser desenvolvido será um relatório técnico do processo de criação da experiência, incluindo a fase de avaliação e adequações, sendo apresentado à APROVALE. Os principais produtos esperados deste estudo incluem um artigo científico sobre a relação entre enoturismo e IGs no Vale dos Vinhedos e a criação de uma experiência enoturística inovadora, com base na metodologia MESO, que poderá ser replicada em outras regiões com certificação de IG. Espera-se que este trabalho contribua para o fortalecimento da IG Vale dos Vinhedos, promovendo maior conhecimento e valorização dos produtos certificados tanto por parte dos turistas quanto dos produtores. As possíveis limitações do estudo incluem a dificuldade de envolvimento de todos os produtores da região na pesquisa, bem como a resistência de algumas vinícolas em adotar práticas enoturísticas voltadas à promoção da IG.

Presidente - 1853963 - HERNANDA TONINI
Interna - 1796017 - SHANA SABBADO FLORES