Enolab: proposta de modelo de negócio para laboratório na Serra Gaúcha
startup enxuta; prospecção de clientes; laboratório de enologia; produtos e serviços.
O Enolab, objeto de estudo deste trabalho, é um laboratório especializado em análises físico-químicas e microbiológicas de uvas, mostos, vinhos e espumantes, além da prestação de serviços de consultoria agronômica e enológica. Atuante há 19 anos, se caracteriza por uma empresa de pequeno porte, familiar e que conta com 04 funcionários em sua equipe. Considerando a sazonalidade do trabalho em virtude da safra da uva e a expansão das regiões vitivinícolas no Brasil, viu-se a necessidade de compreender as principais barreiras e oportunidades e inovar em seu modelo de negócio, partindo dos recursos que já possui. Sendo assim, este trabalho propõe-se a elaborar um novo modelo de negócio a partir do formato Business Model Canvas proposto por Osterwalder e Pigneur (2011) e criar uma proposta de valor que sane as dores dos clientes. Amparado na Design Science Research, buscou-se elucidar os conceitos sobre as metodologias ágeis e visuais, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura. Valendo-se da Análise FOFA e das ferramentas do Design Thinking, como Mapa Mental, Mapa da Empatia e Jornada do Usuário, pôde-se obter insights e adentrar em um processo de cocriação de valor com o envolvimento de diversos atores. O BMC proposto para o laboratório é de fácil entendimento, permitindo obter uma visão geral do negócio e a revisão periódica do mesmo. Com destaque para as parcerias-chave sugeridas e os novos segmentos de clientes que podem ser atendidos, busca-se a execução de ações mais assertivas, tendo como foco principal o cliente.