Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA MORO GOULART

DATA : 13/09/2024
LOCAL: Audios 2

A COLORIMETRIA COMO FERRAMENTA DE DIFERENCIAÇÃO EM PROCESSOS ENOLÓGICOS

espumante rosé; espectrofotômetro; CIELAB; evolução da cor; engarrafamento.

A cor é um elemento vital na percepção da qualidade do vinho rosé e um fator decisivo nas escolhas dos consumidores, embora não exista um consenso sobre a tonalidade ideal. O interesse crescente por vinhos rosés reflete uma mudança nas preferências dos consumidores, que buscam cada vez mais produtos de alta qualidade com características visuais atraentes. A cor, sendo o primeiro atributo notado em uma análise sensorial, oferece informações importantes sobre o produto, influenciada pela variedade de uvas, terroir, métodos de vinificação e envelhecimento. Dentro desse cenário, este projeto de pesquisa tem como objetivo monitorar a evolução da cor em espumantes brut rosé produzidos pelo método Charmat, utilizando o sistema de análise de cor CIELAB em comparação com técnicas convencionais de avaliação. O estudo terá foco em espumantes brut rosé, fermentados a partir de um assemblage exclusivo da empresa parceira. Serão avaliados parâmetros enológicos essenciais, como pH, acidez total, SO₂ livre e SO₂ total, com base em métodos analíticos padrão. A análise das amostras será realizada usando um espectrofotômetro UV-visível Shimadzu 1900, medindo comprimentos de onda de 420nm, 520nm e 620nm, além de um colorímetro para medições objetivas de cor, expressas em coordenadas em um círculo de 360°. Os resultados esperados visam não apenas elevar a qualidade e competitividade da indústria vinícola brasileira, mas também promover o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio vitivinícola nacional, contribuindo para o surgimento de novos produtos e modelos de negócio.

Presidente - 1119051 - ROBERTA SCHMATZ
Interno - 1356958 - EVANDRO FICAGNA