Banca de QUALIFICAÇÃO: RAQUEL BONDAN DE LIMA

DISCENTE : RAQUEL BONDAN DE LIMA
DATA : 26/09/2024
LOCAL: Campus Bento Gonçalves

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO INTEGRADOR DE ESTOQUES FÍSICOS: UMA POSSIBILIDADE DE LOGÍSTICA DINÂMICA PARA O SETOR VITIVINÍCOLA

Vinho, localização geográfica, website, produção limitada, logística de distribuição.

A indústria de vinhos enfrenta desafios significativos em um mercado competitivo, especialmente para pequenas vinícolas que buscam expandir sua presença e otimizar suas operações logísticas. A pesquisa apresentada neste trabalho tem como foco a integração do elo da cadeia de suprimentos entre vinicultores e distribuidor, visando desenvolver um sistema de distribuição que permita a gestão eficiente de estoques e a melhoria na logística de entrega. A relevância deste estudo se destaca na necessidade de uma abordagem inovadora que atenda às demandas do mercado contemporâneo, onde a eficiência logística e a capacidade de resposta são cruciais para a sobrevivência e o crescimento destes negócios. A pesquisa busca responder às perguntas: (i) como um sistema de distribuição (a partir de um website) pode otimizar a Logística de Distribuição de vinícolas de pequeno porte, para vinhos de grande especificidade, qualidade elevada e alto valor agregado, disponibilizado em menores lotes?; e de maneira secundária (ii) como essa ferramenta poderá auxiliar na expansão de mercados de atuação dessas vinícolas de pequeno porte? O objetivo geral do estudo é promover a integração entre os elos da cadeia de suprimentos vitivinícola (vinicultor - empresa focal / distribuidor) a partir de um artefato (website) para potencializar as vendas, gerar novos clientes e retroalimentar o sistema para melhorar a resposta da indústria. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e descritiva, utilizando a estratégia de estudo de caso múltiplo. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com vinicultores e distribuidores, observações, além da análise documental de relatórios de estoque e vendas. A análise dos dados seguirá o modelo de Bardin (2010), que envolve a pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A seguir, se utilizarão os pressupostos do Design Science Research (Dresch; Lacerda; Antunes Júnior, 2015) para desenvolvimento do artefato. As contribuições esperadas deste estudo são ampliação da literatura sobre logística de distribuição no setor vitivinícola e utilização do sistema proposto como um modelo replicável para outras vinícolas, promovendo inovação e efetividade no processo logístico de distribuição. Além disso, os resultados da pesquisa poderão embasar políticas e estratégias de gestão que apoiem o crescimento sustentável das pequenas vinícolas, fortalecendo sua posição no mercado. Em suma, a integração dos canais de distribuição e a utilização de ferramentas eletrônicas são elementos essenciais para garantir que essas empresas possam prosperar em um ambiente de negócios cada vez mais desafiador, contribuindo para o desenvolvimento do setor vitivinícola como um todo.

Presidente - 1799310 - TATIANE PELLIN CISLAGHI
Externa ao Programa - 1853963 - HERNANDA TONINI
Externo ao Programa - 2263571 - RONALDO SERPA DA ROSA
Externa à Instituição - FERNANDA PAULETTO D''ARRIGO