Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA SILVEIRA DE QUADROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA SILVEIRA DE QUADROS
DATA : 25/09/2024
HORA: 13:30
LOCAL: Audiovisuais 3 Campus Bento Gonçalves
TÍTULO:

CICLOTURISMO E DESENVOLVIMENTO: A VALORIZAÇÃO DA VITIVINICULTURA DA CAMPANHA GAÚCHA ATRAVÉS DE DUAS RODAS


PALAVRAS-CHAVES:

Enoturismo; cicloturismo; desenvolvimento regional; inovação; experiência.


PÁGINAS: 56
RESUMO:

O enoturismo, atividade turística reconhecida como visitação a vinhas, adegas, festivais de vinho, degustação de vinho de uva e/ou a vivência dos atributos de uma região vitivinícola, segue uma tendência de consumo e vai muito além disso, unindo marcantes experiências envolvendo aspectos sensoriais e culturais em paisagens diferenciadas. Com isso, as regiões produtoras estão buscando inovação em turismo para atrair visitantes. Entre essas regiões tem-se a Campanha Gaúcha que retornou ao cenário do vinho na década de 1970, quando estudos científicos demonstraram que a região possuía características ambientais favoráveis para produção de videiras, atraindo os olhares dos produtores, e provocou perspectivas econômicas regionais e, mais recentemente, o início de práticas enoturísticas. Porém, ainda há uma lacuna quanto às experiências oferecidas e aproveitamento do potencial de desenvolvimento regional, tanto em relação à infraestrutura turística quanto no que se refere à inovação. Em vista disso, a elaboração de itinerários aliando enoturismo e cicloturismo é uma das possibilidades de experiências inovadoras, tendo o potencial de promover a diversificação econômica na região, preservar a herança cultural e conservar o patrimônio histórico, ambiental e cultural. Com isso, o objetivo desse trabalho é criar uma experiência de enoturismo por meio de uma rota de cicloturismo na região da Campanha Gaúcha. A metodologia do projeto está organizada em cinco etapas: (1) revisão sistemática de literatura (voltada aos temas de cicloturismo e desenvolvimento regional), (2) coleta de dados (envolvendo a identificação de parceiros e recursos/atrativos turísticos, a análise de interesse de demanda, e o trajeto do roteiro), (3) desenvolvimento de mapa do roteiro e modelos de sinalização, (4) testagem do roteiro e (5) avaliação. Com os resultados obtidos, espera-se contribuir para o desenvolvimento regional da Campanha Gaúcha e gerar novas experiências enoturísticas para aqueles que a visitam. Além de ter desenvolvido um material de apresentação do roteiro para a Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, contendo o detalhamento da proposta, além dos mapas e material gráfico produzidos.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1853963 - HERNANDA TONINI
Interna - 1799310 - TATIANE PELLIN CISLAGHI
Externo à Instituição - JOSÉ PEDRO DA ROS - UFPR
Externo à Instituição - LUIZ EMERSON DA CRUZ SALDANHA
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 10:00
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