Banca de DEFESA: ALANA FORESTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALANA FORESTI
DATA : 22/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Campus Bento Gonçalves e online - meet.google.com/oaj-gcwi-exn
TÍTULO:

GESTÃO ESTRATÉGICA E DESENVOLVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS ENOTURÍSTICAS EM VINÍCOLAS FAMILIARES


PALAVRAS-CHAVES:

Ferramentas Estratégicas; Enoturismo; Empresas Familiares; Setor Vitivinícola.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

A Gestão Estratégica tem como foco o desenvolvimento das empresas por meio de estratégias
que melhorem a sua competitividade. Para isso, utilizam-se ferramentas estratégicas que
auxiliam na análise e percepção dos ambientes interno e externo de uma organização,
facilitando o entendimento e a percepção da empresa perante o seu mercado de atuação. No
âmbito de agroindústrias familiares, as estratégias diferem das empresas não familiares, por se
tratar de empreendimentos presididos por agricultores familiares, com menor produção e
beneficiamento de matéria-prima oriunda da mão-de-obra familiar. Um exemplo importante
dessas empresas familiares são as agroindústrias, como as vinícolas familiares, objeto central
desta pesquisa. Desta forma, o presente trabalho visa resolver a seguinte problemática: (i)
como adaptar as ferramentas disponíveis da Gestão Estratégica para as pequenas empresas
como as vinícolas familiares? (ii) como, por meio do uso de ferramentas estratégias, se pode
possibilitar que as vinícolas familiares se mantenham competitivas em seu mercado de
atuação?; e, (iii) como, de maneira empírica, aplicar as ferramentas estratégicas no contexto
das pequenas empresas (vinícolas) familiares? Portanto, o estudo tem como objetivo
desenvolver um Framework para análise estratégica e de competitividade por meio de
ferramentas de Gestão Estratégica, adaptado às particularidades das empresas familiares. As
ferramentas estratégicas auxiliam na vantagem competitiva da organização e na melhor
tomada de decisão em diversos pontos da Gestão Estratégica. Sendo assim, como
delineamento realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório,
descritivo e explicativo, por meio de uma metodologia dedutiva. A pesquisa deste estudo foi
dividida em cinco fases com vistas a explorar ferramentas de Gestão Estratégica e
experiências enoturísticas com foco nas vinícolas familiares. A partir desta análise, na
vinícola foco deste estudo – Vinhos Foresti – localizada em Pinto Bandeira – RS, observou-se
o enoturismo como principal oportunidade de melhoria e, a partir do Design de Experiência,
foram sugeridas duas atividades a serem implementadas na propriedade através do estudo dos
recursos e disponibilidade da empresa. Assim, têm-se como artefatos deste estudo o design
das experiências e um artigo científico elaborado a partir desta pesquisa. O estudo avança na
literatura de Gestão Estratégia e Turismo em agroindústrias familiares (vinícolas), e apresenta
como principais contribuições teóricas e empíricas a proposição do Framework para análise
estratégica e competitiva em empresas familiares, bem como as proposições de experiências
turísticas. Também busca contribuir para o setor de agroindústrias familiares por meio da
apresentação de um estudo de caso na prática, ressaltando aos gestores a importância da
utilização de ferramentas estratégicas e do planejamento para o sucesso e alcance das metas
organizacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1799310 - TATIANE PELLIN CISLAGHI
Interna - 1805938 - RAQUEL BREITENBACH
Externa ao Programa - 1853963 - HERNANDA TONINI
Externa ao Programa - 1809670 - TISSIANE SCHMIDT DOLCI
Notícia cadastrada em: 08/11/2023 15:41
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m3-host.instTimer