Banca de DEFESA: VANJA ROSE HERTCERT

DISCENTE : VANJA ROSE HERTCERT
DATA : 20/12/2023
LOCAL: Audios 1

Arquitetura para uma enologia de excelência

vinícola, projeto; enoturismo; enólogo, arquiteto

A vinicultura é um processo e uma arte que acompanha o homem ao longo de toda a nossa civilização. O vinho tornou-se um produto simbólico, presente em dimensões culturais e até sagradas da humanidade. A partir do século XVII, a Enologia e a Arquitetura vincularam-se de forma definitiva, e os espaços onde se produz o vinho passaram a dizer muito sobre ele. Fundamental na estratégia de consolidação de uma marca, a Arquitetura provou ser um grande gerador de significados, indo além do processo produtivo. E esta relação Arquitetura x Enologia não está sendo explorada nas escolas de preparo técnico profissional. Comprovado o lapso na formação do Enólogo através de uma pesquisa exploratória, que atesta a relevância em aprimorar os conhecimentos de Arquitetura como ferramenta de decisão, evoluiu-se para a etapa de desenvolvimento da soluçãoCom base no método de Design Science Research o artefato entregue através desta pesquisa é um e-book que se propõe a preencher esta lacuna e ser parte da formação de profissionais da Enologia. O produto gerado como resposta entrega para o Enólogo informação sólida e organizada baseada no conhecimento existente, em linguagem clara e acessível, incluindo aspectos relacionados à gestão de novos projetos, centrado e direcionado ao profissional chave no processo. O material aborda ainda os espaços de atividades complementares como o Enoturismo, e sua interrelação com os espaços produtivos. O trabalho como um todo evidencia a importância de se aprofundar e explorar a riqueza deste vínculo entre a Arquitetura e a Enologia.

Interno - 1356958 - EVANDRO FICAGNA
Interno - 1137885 - RODRIGO VIEIRA LUCIANO