Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA GERALDO BAIRROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA GERALDO BAIRROS
DATA : 17/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: meet.google.com/sfi-bfoi-idm
TÍTULO:

“GANHANDO O MEU PÃO”: GORKI E A FORMAÇÃO OMNILATERAL DE JOVENS E ADULTOS NO CONTEXTO DA EPT


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de jovens e adultos; trabalho e educação; literatura marxista na EPT; formação omnilateral.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

O presente projeto tem o objetivo de analisar as potencialidades da literatura marxista da autoria de Gorki enquanto estratégia de ensino para a promoção da formação omnilateral mediante a articulação entre educação e Mundo do Trabalho, tendo como referência a escuta de docentes e discentes do curso técnico de Nível Médio na modalidade EJA - EPT ofertado pelo IFRS - Campus Porto Alegre. A concepção teórico-metodológica que orienta a investigação é o Materialismo Histórico-Dialético com pesquisa participante, qualitativa via análise temática de conteúdo. As etapas da pesquisa são constituídas pelos objetivos: ampliar os estudos sobre educação e trabalho a partir da revisão de literatura a partir de pesquisas no contexto da EJA-EPT mediante pesquisa bibliográfica; promover a divulgação da produção literária de Gorki, em especial, da obra “Ganhando meu pão” e as possíveis interlocuções com as bases conceituais da EPT, em especial, na abordagem de temáticas relacionadas à educação e ao Mundo do Trabalho mediante apresentação de autor e obra, estudos das bases conceituais; produzir subsídios teóricos e metodológicos para a utilização de história oral como estratégia de ensino para a abordagem da obra de Gorki na EJA - EPT visando a formação omnilateral dos estudantes. O resultado esperado para o grupo participante é proporcionar a reflexão acerca do processo de formação do trabalhador que retorna
aos estudos, permeado de sabedorias, contudo, imbuído da necessidade de relacionar conhecimentos do Mundo do Trabalho a uma escolarização formal, após um período de afastamento, valorizando a sua interação com o mundo. A leitura da representação das vivências de um trabalhador russo e o seu processo de letramento podem ampliar o potencial leitor dos estudantes, bem como trocar informações com os demais estudantes acerca da inserção no Mundo do Trabalho através das técnicas da história oral, metodologia adotada para registrar os relatos dos sujeitos e compor um portfólio digital constituído por acervo de pesquisa para posteriores investigações sobre os estudantes da EJA - EPT. Uma visão materialista da própria existência pode levar os estudantes a desenvolverem a consciência de classe e a projeção de melhores condições de vida, sempre identificados como trabalhadores. Almeja-se a produção de um Produto Educacional em forma de portfólio composto de memórias dos alunos da EJA - EPT, articuladas com o Mundo do Trabalho e corroboradas com os escritos gorkianos. O registro destes relatos deverá ser procedido pelos discentes em forma de cartas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1669385 - JOSIANE CAROLINA SOARES RAMOS PROCASKO
Interna - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Externa à Instituição - BETTINA STEREN DOS SANTOS - PUC - RS
Notícia cadastrada em: 18/04/2024 18:11
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1