Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA HELFENSTEIN ZANARDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA HELFENSTEIN ZANARDO
DATA : 25/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/pmg-nhug-nwa
TÍTULO:

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM EVENTOS SOBRE O PERFIL @IFSUL_SAPUCAIA NO INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Redes sociais, EPT, comunicação pública, comunicação organizacional, interação mediada por computador e educomunicação.


PÁGINAS: 108
RESUMO:

Este projeto, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação
Profissional e Tecnológica – ProfEPT, constitui-se em uma investigação de Mestrado
que tem como intenção compreender como o Instagram atua na relação entre a
comunicação organizacional, a identidade institucional e a educação profissional e
tecnológica, tendo em vista proporcionar ferramentas para a atuação de servidores no
gerenciamento desta rede social em seus perfis oficiais.
Neste estudo, entende-se como fundamental, a análise de três fatores
basilares: a comunicação organizacional – com ênfase na comunicação pública e na
educomunicação; a imagem e a identidade institucional e o Instagram como
ferramenta comunicacional dentro do contexto da Educação Profissional e
Tecnológica. Sabe-se que, a despeito da importância da comunicação dentro do
contexto organizacional, a realidade encarada nos institutos federais e em sua
estrutura organizacional é de não investimento e não direcionamento de mão de obra
especializada para processos de comunicação.
Fica demonstrada como uma necessidade a disponibilização de conceitos e
estruturas básicas para o desenvolvimento de uma comunicação adequada em cada
câmpus que convirja com os prepostos de missão, visão e valores postulados pelos
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Com o intuito de
desenvolver essa conexão entre intenções e concretude, entende-se como
imprescindível o uso de referências bibliográficas que desenvolvam os conceitos aqui
citados, dentro do contexto da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, reporto
a autoras/es entre as quais, cito: Ciavatta (2008), Frigotto (1988 e 2011), Ramos
(2008) e Saviani (1989 e 2007); especificamente no que tange aos conceitos
diretamente ligados à comunicação: Primo (2000), Kunsh (2022), Weber (2017),
Baldissera (2021) e Recuero (2009), dentre outros.
Em relação ao produto educacional, buscar-se-á desenvolver ou um manual
ou um guia, ou um curso que funcione como facilitador aos gerenciadores de perfis
oficiais dentro do IFSul. A intenção é que, partindo da percepção dos estudantes sobre
o perfil no Instagram @ifsul_sapucaia, sejam disponibilizadas instruções básicas aos
servidores que envolvam a adequada comunicação com os diferentes públicos-alvos;
mensagens condizentes com o tripé missão, visão e valores; solidificação e

manutenção da identidade organizacional digital; técnicas básicas da utilização da
comunicação em redes sociais, tudo isso tendo como foco o Instagram. Tal produto
será desenvolvido partindo de pesquisa realizada no perfil do Instagram
@ifsul_sapucaia, além de entrevista com os responsáveis pelo setor de comunicação
no câmpus Sapucaia do Sul e, especialmente, a partir de pesquisa da percepção dos
estudantes a respeito do perfil oficial no Instagram.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO
Externa à Instituição - CÁSSIA APARECIDA LOPES DA SILVA - IFSUL
Presidente - 1796137 - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 19:52
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1