Banca de DEFESA: ANA LÚCIA DOS SANTOS HAMESTER

DISCENTE : ANA LÚCIA DOS SANTOS HAMESTER
DATA : 10/05/2024
LOCAL: Webconferência, via link meet https://meet.google.com/kcr-rnok-orx

DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS PARA O MUNDO DO TRABALHO NO CONTEXTO DA DISCIPLINA CIDADANIA E TRABALHO DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ - ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Programa Jovem Aprendiz. Aprendizagem Profissional. Educação Profissional e Tecnológica. Aprendizagem Baseada em Problemas.

O trabalho é a razão pela qual dizemos que somos humanos, e seja pelo trabalho de qualquer natureza, agricultura, indústria, ou serviços que obtemos a nossa subsistência. Trabalho e educação são atividades especificamente humanas, em que apenas o ser humano trabalha e educa. Neste contexto, a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ocupa relevante papel no cenário da educação no Brasil, em concordância com a inquietação com a qualidade do ensino e os desafios para a integração do trabalho e a educação. O Programa de Aprendizagem Profissional une ao longo da história o trabalho e a educação sendo um programa de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Desta forma, atuar no mundo do trabalho não é tarefa fácil, pois exige profissionais que saibam trabalhar em equipe, comunicar-se de maneira clara, adaptar-se a situações de mudanças no mercado, tomar decisões e resolver problemas. O perfil destes profissionais precisa ser desenvolvido no âmbito da formação profissional, consistindo em um desafio para o professor, pois necessita buscar uma metodologia que contribua para tal feito. Diante deste exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas para o desenvolvimento das relações interpessoais no mundo do trabalho no contexto da disciplina de “Cidadania e Trabalho”, do Curso de Assistente Administrativo do  Programa Jovem Aprendiz do Colégio Teutônia. Para alcançar o objetivo proposto do estudo a pesquisa será composta por cinco objetivos específicos: I) Investigar como a metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas vem sendo utilizada no contexto do Programa Jovem Aprendiz; II) Identificar elementos desejáveis de comunicação e postura profissional para as relações interpessoais no mundo do trabalho; III) Conhecer o perfil do estudante do curso de Assistente Administrativo do Programa Jovem Aprendiz do Colégio Teutônia; IV) Desenvolver prática pedagógica pautada na  metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas sobre “Trabalho e Relações Interpessoais” junto a estudantes da disciplina Cidadania e Trabalho; e, V) Criar um produto educacional que apoie a prática docente na aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas voltado para a formação do Jovem Aprendiz. Esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa, a sua natureza aplicada, e quanto aos propósitos é classificada como exploratória. Em algumas situações poderá apresentar viés de pesquisa descritivo. O lócus da pesquisa é o Colégio Teutônia. Participarão estudantes do curso de Assistente Administrativo do Programa Jovem Aprendiz. Com esta pesquisa espera-se promover a educação dos estudantes do Curso Assistente Administrativo, bem como demonstrar o potencial da Aprendizagem Baseada em Problemas, para proporcionar o desenvolvimento das relações interpessoais no mundo do trabalho no contexto da disciplina de “Cidadania e Trabalho” para os discentes do curso pesquisado. A partir desta pesquisa será proposto um produto educacional que se constituirá em um material textual sobre ABP para apoiar a prática docente na aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material será voltado para a formação do Jovem Aprendiz.

Presidente - 1342871 - ALINE GRUNEWALD NICHELE
Interna - 1333478 - ANDREIA MODRZEJEWSKI ZUCOLOTTO