Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da IFRS

2024
Dissertações
1
  • RENATO ELIAS DOS SANTOS D'AVILA JUNIOR
  • JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE?

    Uma sequência didática para ensino de probabilidade


  • Orientador : JULIANA SANCHES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JULIANA SANCHES
  • BRUNO BROGNI UGGIONI
  • SIMONE MAFFINI CEREZER
  • SIMONE FRANCISCO RUIZ
  • Data: 27/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para o ensino de Probabilidade, fundamentada na origem da Teoria da Probabilidade, que remonta aos jogos de azar. Historicamente, jogadores e matemáticos dedicaram-se a análises, comparações, estratégias e cálculos relacionados às frequências das ocorrências nos jogos de apostas. A compreensão desse contexto histórico sugere que o uso de jogos pode ser um recurso propício para o ensino de Probabilidade, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente. A sequência didática elaborada consiste em quatro encontros, nos quais são propostos jogos que visam transmitir conceitos fundamentais de Probabilidade. O objetivo é criar uma experiência educativa que permita aos estudantes não apenas compreender teoricamente, mas também vivenciar na prática os conceitos de Probabilidade, apostas e pagamentos de apostas contra a banca. Essa abordagem visa estimular a reflexão dos estudantes sobre conceitos matemáticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos probabilísticos e ao mesmo tempo envolvê-los em situações práticas e desafiadoras, incentivando a aplicação dos conhecimentos matemáticos em contextos do cotidiano, como os jogos de azar. Assim, a sequência didática representa não apenas um conjunto de atividades, mas um produto concreto desta dissertação, refletindo a inovação e a busca por estratégias pedagógicas eficazes no ensino de Probabilidade.


  • Mostrar Abstract
  • In this work, we present a didactic sequence for the teaching of probability, grounded in the origin of Probability Theory, dating back to games of chance. Historically, players and mathematicians engaged in analyses, comparisons, strategies, and calculations related to the frequencies of occurrences in gambling games. Understanding this historical context suggests that the use of games can be a suitable resource for Probability teaching, providing a dynamic and engaging approach. The elaborated didactic sequence comprises four sessions, proposing games aimed at conveying fundamental probability concepts. The objective is to create an educational experience that allows students not only to comprehend theoretically but also to experience in practice the concepts of probability, bets, and payouts against the house. This approach aims to stimulate students' reflection on mathematical concepts, providing a deeper and more meaningful understanding of probabilistic concepts while involving them in practical and challenging situations. It encourages the application of mathematical knowledge in everyday contexts, such as gambling. Thus, the didactic sequence represents not just a set of activities but a tangible outcome of this dissertation, reflecting innovation and the pursuit of effective pedagogical strategies in Probability teaching.

2
  • JOSADAQUE DA SILVA NENÊ
  • EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Orientador : CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LEONARDO BARICHELLO
  • CARINA LOUREIRO ANDRADE
  • CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
  • Data: 08/05/2024

  • Mostrar Resumo
  • As dificuldades de pensar algebricamente e entender o conceito de variável são recorrentes, e podem ser evidenciadas na não compreensão, pelos estudantes, de entes matemáticos, como o uso de uma letra para representar um número qualquer. Consequência disso, as reprovações que acontecem desde a Educação Básica, e atingem até o nível superior. Para amenizar tal dificuldade na Educação Básica, esta pesquisa busca contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Pensamento Algébrico a partir de experiências de ensino e de aprendizagem que explorem Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nesse sentido, foram utilizadas diferentes estratégias didáticas de construção de linguagem algébrica a partir da experimentação do PC voltado ao desenvolvimento e consolidação do Pensamento Algébrico. Tal abordagem exploratória do PC para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico trouxe como vantagem a oferta de um passo intermediário entre o “concreto” e a abstração, pois os conceitos de variável e a necessidade de representação simbólica para quantidades arbitrárias ou desconhecidas são introduzidos via algoritmos a partir de situações concretas. As atividades foram aplicadas em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. A turma é composta por adolescentes que, em sua maioria, ainda não tiveram contato com a linguagem algébrica. Como resultados, observou-se que existe uma relação entre as atividades que exploram o PC e a manifestação do Pensamento Algébrico. Estudantes que foram capazes de desenvolver os pilares do PC na resolução de um problema manifestaram elementos que caracterizam o Pensamento Algébrico, logo, isso pode ser visto como indício de que o desenvolvimento do PC auxilia no ensino e aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, contrastando com o que é descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como indicado na literatura, constatou-se que o pilar de abstração desempenha papel fundamental na manifestação do Pensamento Algébrico, e também que a escrita de algoritmos, ainda que em linguagem natural, permite verificar se os passos anteriores à sua escrita foram realizados de forma adequada. Essa abordagem também permitiu verificar em que estágio do Pensamento Algébrico o estudante se encontra. Também observou-se relação entre as capacidades de leitura e interpretação de texto na resolução de problemas e capacidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e escrita de algoritmos.



  • Mostrar Abstract
  • The difficulties of thinking algebraically and understanding the concept of variable are recurrent, and can be evidenced in the students' lack of understanding of mathematical entities, such as the use of a letter to represent any number. As a result, failures occur from Basic Education to higher education. To alleviate this difficulty in Basic Education, this research seeks to contribute to improving the development of Algebraic Thinking based on teaching and learning experiences that explore Computational Thinking (CT) in Basic Education. In this sense, different didactic strategies for constructing algebraic language were used based on CT experimentation aimed at the development and consolidation of Algebraic Thinking. Such an exploratory CT approach to the development of Algebraic Thinking had the advantage of offering an intermediate step between the “concrete” and abstraction, as the concepts of variables and the need for symbolic representation for arbitrary or unknown quantities are introduced via algorithms to from concrete situations. The activities were applied to a seventh-year elementary school class in the municipal network of Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. The class is made up of teenagers who, for the most part, have not yet had contact with the algebraic language. As results, it was observed that there is a relationship between activities that explore CT and the manifestation of Algebraic Thinking. Students who were able to develop the pillars of CT when solving a problem manifested elements that characterize Algebraic Thinking, therefore, this can be seen as an indication that the development of CT helps in the teaching and learning of Algebra in Basic Education, contrasting with what is described in the National Common Curricular Base. As indicated in the literature, it was found that the pillar of abstraction plays a fundamental role in the manifestation of Algebraic Thinking, and also that writing algorithms, even in natural language, allows checking whether the steps prior to writing them were carried out appropriately. . This approach also allowed us to verify which stage of Algebraic Thinking the student is at. A relationship was also observed between the capabilities of reading and interpreting text in problem solving and capabilities of decomposition, pattern recognition, abstraction and writing algorithms.


SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - - | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigprod-m5-host.inst1