Banca de DEFESA: RENATO ELIAS DOS SANTOS D'AVILA JUNIOR

DISCENTE : RENATO ELIAS DOS SANTOS D'AVILA JUNIOR
DATA : 27/03/2024
LOCAL: Auditório 2, IFRS - Campus Canoas e https://meet.google.com/bpp-vubh-jdq

JOGAR CONTRA A BANCA, UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE?

Uma sequência didática para ensino de probabilidade

Probabilidade. Jogos. Sequência Didática.

Neste trabalho, apresentamos uma sequência didática para o ensino de Probabilidade, fundamentada na origem da Teoria da Probabilidade, que remonta aos jogos de azar. Historicamente, jogadores e matemáticos dedicaram-se a análises, comparações, estratégias e cálculos relacionados às frequências das ocorrências nos jogos de apostas. A compreensão desse contexto histórico sugere que o uso de jogos pode ser um recurso propício para o ensino de Probabilidade, oferecendo uma abordagem dinâmica e envolvente. A sequência didática elaborada consiste em quatro encontros, nos quais são propostos jogos que visam transmitir conceitos fundamentais de Probabilidade. O objetivo é criar uma experiência educativa que permita aos estudantes não apenas compreender teoricamente, mas também vivenciar na prática os conceitos de Probabilidade, apostas e pagamentos de apostas contra a banca. Essa abordagem visa estimular a reflexão dos estudantes sobre conceitos matemáticos, proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa dos conceitos probabilísticos e ao mesmo tempo envolvê-los em situações práticas e desafiadoras, incentivando a aplicação dos conhecimentos matemáticos em contextos do cotidiano, como os jogos de azar. Assim, a sequência didática representa não apenas um conjunto de atividades, mas um produto concreto desta dissertação, refletindo a inovação e a busca por estratégias pedagógicas eficazes no ensino de Probabilidade.

Presidente - 1379989 - JULIANA SANCHES
Interno - 2385980 - BRUNO BROGNI UGGIONI