Banca de DEFESA: JOSADAQUE DA SILVA NENÊ

DISCENTE : JOSADAQUE DA SILVA NENÊ
DATA : 08/05/2024
LOCAL: Auditório 2 - IFRS - Campus Canoas

EXPLORANDO O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Pensamento computacional; Pensamento Algébrico, Linguagem Algébrica; Ensino e Aprendizagem de Álgebra.

As dificuldades de pensar algebricamente e entender o conceito de variável são recorrentes, e podem ser evidenciadas na não compreensão, pelos estudantes, de entes matemáticos, como o uso de uma letra para representar um número qualquer. Consequência disso, as reprovações que acontecem desde a Educação Básica, e atingem até o nível superior. Para amenizar tal dificuldade na Educação Básica, esta pesquisa busca contribuir para a melhoria do desenvolvimento do Pensamento Algébrico a partir de experiências de ensino e de aprendizagem que explorem Pensamento Computacional (PC) na Educação Básica. Nesse sentido, foram utilizadas diferentes estratégias didáticas de construção de linguagem algébrica a partir da experimentação do PC voltado ao desenvolvimento e consolidação do Pensamento Algébrico. Tal abordagem exploratória do PC para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico trouxe como vantagem a oferta de um passo intermediário entre o “concreto” e a abstração, pois os conceitos de variável e a necessidade de representação simbólica para quantidades arbitrárias ou desconhecidas são introduzidos via algoritmos a partir de situações concretas. As atividades foram aplicadas em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Cachoeirinha - Rio Grande do Sul. A turma é composta por adolescentes que, em sua maioria, ainda não tiveram contato com a linguagem algébrica. Como resultados, observou-se que existe uma relação entre as atividades que exploram o PC e a manifestação do Pensamento Algébrico. Estudantes que foram capazes de desenvolver os pilares do PC na resolução de um problema manifestaram elementos que caracterizam o Pensamento Algébrico, logo, isso pode ser visto como indício de que o desenvolvimento do PC auxilia no ensino e aprendizagem de Álgebra na Educação Básica, contrastando com o que é descrito na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como indicado na literatura, constatou-se que o pilar de abstração desempenha papel fundamental na manifestação do Pensamento Algébrico, e também que a escrita de algoritmos, ainda que em linguagem natural, permite verificar se os passos anteriores à sua escrita foram realizados de forma adequada. Essa abordagem também permitiu verificar em que estágio do Pensamento Algébrico o estudante se encontra. Também observou-se relação entre as capacidades de leitura e interpretação de texto na resolução de problemas e capacidades de decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e escrita de algoritmos.

Presidente - 1893341 - CLAUDIOMIR FEUSTLER RODRIGUES DE SIQUEIRA
Interna - 1796044 - CARINA LOUREIRO ANDRADE
Externo à Instituição - LEONARDO BARICHELLO
Notícia cadastrada em: 08/04/2024 10:27